Trocar de ERP ou sistemas complementares a essa altura do campeonato é necessidade ou loucura?

Quer trocar de ERP ou sistema complementar? Esse artigo é para você!
Não sabe se troca ou faz upgrade em ERPs ou sistemas complementares diante das guerras geopolíticas, tarifárias e das novas leis brasileiras? Saiba como em www.digicomex.com

São Paulo, Setembro de 2025 – Atualizar ou trocar de ERPs e sistemas complementares com tudo o que anda acontecendo no Brasil e no mundo parece bastante utópico, por causa dos investimentos, das urgências que atropelam as urgências e planejamentos, não é mesmo?

Mas ao mesmo tempo não atualizar o parque tecnológico vai além da sensação de “estar ficando para trás em relação à concorrência” porque também significa ter ainda mais dores de cabeça conforme as novas regulamentações da reforma tributária e do catálogo de produtos da DUIMP avançam e tomam formas cada vez mais perceptíveis para empresas e profissionais do Brasil!

Resumindo a dúvida de todos, poderíamos dizer um velho ditado popular brasileiro que é: “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”, então na dúvida, as empresas e profissionais mais antenados adotam outro ditado famoso: “avance mesmo com medo!” porque o avanço das leis e tecnologias não perdoa quem deixou a lição de casa para última hora e afinal de contas ninguém quer “ficar de recuperação e muito menos repetir de ano”, correto?

Guerras geopolíticas e tarifárias aumentam ainda mais a turbulência do voo das empresas que enfrentam concorrências pesadas, obrigando profissionais a tomarem decisões rápidas e exatas sem terem todas as informações claras, ou seja, é praticamente como dirigir um caminhão sem velocímetro ou espelho retrovisor, criando dúvidas e impasses que roubam tempo que poderia ser focado em ações ainda mais estratégicas diante de tantos desafios ocorrendo ao mesmo tempo agora.

Algumas perguntas que ajudam a responder essas decisões são:

1. Seu ERP ou sistema complementar tem muitas customizações?

2. São usados muitos controles paralelos em planilhas?

3. A versão do seu ERP ou dos sistemas complementares – principalmente para as áreas de Comex e Fiscal – estão muito desatualizadas em relação às novas versões disponibilizadas pelos fabricantes e/ou implementadores?

4. Seus custos de manutenção e evolução de acordo com a necessidade da sua empresa são muito altos, inclusive considerando o time interno que precisa ser mantido para apoiar a operação e projetos?

Se você respondeu SIM para todas essas perguntas, já pode começar a se movimentar, mas também é importante seguir as dicas e insights abaixo que aceleram essas decisões, impulsionando sua empresa e carreira para um futuro que está batendo na porta!

1. Estruturar e manter estratégias de Clean Core permite que apenas alguns pontos de determinados sistemas sejam evoluídos, ajustados, customizados, evitando ter que abordar projetos e homologações em todos os sistemas usados. Saiba mais detalhes no nosso artigo exclusivo:

2. A implementação de sistemas realmente modernos e inovadores, principalmente os fabricados através de arquitetura de microsserviços, permite que a conexão e implementação dos softwares, também entregue rapidez e exatidão nas alterações necessárias;

3. Criar um roadmap e um “Lifetime product” ou “Ciclo de Vida do Produto” focado dentro das necessidades de cada empresa e segmento, ou seja, mapear a jornada de um produto, desde a sua ideia inicial de implementação até ao momento em que ele é descontinuado ou deixa de ser aderente para a empresa. Podem existir casos que o desalinhamento de aderência pode ocorrer antes do previsto devido a rigidez de determinados sistemas ao mesmo tempo que o mundo e as leis Brasileiras pedem sistemas mais flexíveis para atender a reforma tributária e o novo catálogo de produtos da DUIMP;

4. Criar um comitê com a participação dos gestores e key-users das áreas de negócios em conjunto com o time de T.I para avaliar e documentar constantemente a aderência dos sistemas e o direcionamento do mercado, pode apontar novas oportunidades e necessidades de upgrades, trocas ou implementação de novos sistemas, sejam eles ERPs e/ou sistemas complementares, criando um histórico que dará base futura para as decisões e também para embasar cálculos de investimentos e seus retornos, os famosos “ROIs”;

E você, vai ver “se o bicho pega, vai pagar para ver ou vai avançar mesmo com medo!”? Não fique de recuperação diante da lição de casa que as Guerras geo-políticas e tarifárias impõe ao mundo dos negócios e todos sabem que quem está antenado e focado nos próximos passos, evita quaisquer turbulências porque precisa tomar decisões rápidas, exatas e altamente embasadas em dados – que quando representados de forma online e realtime, trazem informações preciosas que fazem toda a diferença para sua empresa manter a liderança do segmento!

Saiba mais em www.digicomex.com

[*] Alexandre Gera é Diretor-Executivo e um dos Fundadores da DigiComex. O executivo conta com mais de 30 anos de experiência no segmento de softwares de comex, incluindo passagens marcantes pela Vastera [ex Bergen], Softway [atual Thomson Reuters] e Sonda IT como um dos Gestores do aplicativo SAP-CE, 1o ADD-ON da SAP no Brasil e 1o Software de Comex homologado oficialmente pela Fabricante Alemã de ERPs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *