SHIP WARS – a guerra do frete marítimo internacional

Confira a guerra do frete marítimo internacional
Confira a guerra do frete marítimo internacional!

O cenário do frete marítimo internacional parece um roteiro de Star Wars escrito pelo George Lucas, só que sem as naves espaciais. A pandemia da COVID19 trouxe à tona os demônios pessoais dos profissionais e expôs a problemática na estrutura dos portos e com a alocação de contêineres.

A retomada econômica dos países que iniciaram a vacinação primeiro, puxa a alta do valor pago pelo frete marítimo internacional para um patamar inédito, por isso importadores, exportadores e prestadores de serviços de comex buscam a todo custo tecnologias e processos inovadores para reduzirem custos e aumentarem as receitas.

Quem acha que esses são os únicos problemas, ledo engano, para quem é de comex, o futuro é bastante incerto e parece comandado pelo famoso vilão de Star Wars, o Darth Vader. Notícias como a utilização de navios antigos, navios para transporte à granel sendo adaptados para contêineres e recentemente alguns portos que começaram movimentos contrários aos navios Autônomos (sem Tripulantes), apontam para uma tendência dos fretes marítimos internacionais continuarem nas alturas.

Para se ter uma ideia, em 1870 foi criada a ILA em NY, entidade derivada de um grupo de estivadores que se reuniram em uma associação no ano de 1864; e o presidente atual da ILA ou International Longshoremen’s Association, Harold J. Daggett disse: “empresas ao redor do mundo têm eliminado trabalhadores por pura ganância, os mesmos trabalhadores que construíram as riquezas destes grupos e com automação de portos riscaram do mapa os trabalhadores”. 

A ILA engloba portos poderosos como os dos EUA, Caribe e Canadá, mas por outro lado, portos como o da cidade de Bergen na Noruega e os portos japoneses já testam navios Autônomos (sem Tripulantes), aumentando ainda mais a tensão dos trabalhadores portuários ao redor do mundo e refletindo em problemas para as empresas que operam globalmente. Um problema que nem um Jedi parece resolver, não é mesmo?

Bom, não é bem assim porque nos últimos tempos também apareceram novas tecnologias que são capazes de “costurar todas essas pontas” e traduzir esse cenário de guerra nas estrelas em relatórios visuais e intuitivos para os executivos tomarem as melhores decisões, baseados em dados reais e real-time, como é o caso do DigiComex, software desenvolvido para atender os processos de gestão e estratégias de todos os players de comércio exterior.

O DigiComex usa tecnologias e métodos de desenvolvimentos modernos e alinhados com o futuro das melhores práticas para fazer entregas inovadoras (de verdade), incluindo funcionalidades, telas e conexões com outros sistemas que são parametrizáveis, permitindo que as empresas que operam globalmente possam traçar suas estratégias de negócios sem se preocupar com os prazos e altos investimentos cobrados para as eternas customizações dos softwares de comex clássicos!
Fonte sobre a ILA: https://ilaunion.org/2021/09/ila-president-warns-shipping-lines-and-developers-of-automated-vessels-ila-members-will-not-work-ships-without-crews-aboard/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *