São Paulo, 08 de Janeiro de 2024 – O mundo acompanha de perto a Guerra entre Israel e o Hamas que dá sinais claros que não terminará tão cedo e que leva complicações para além das regiões imediatamente envolvidas. Uma das consequências mais inesperadas foi um aumento significativo nos valores cobrados pelos Fretes Internacionais, principalmente por causa dos problemas da Guerra no Canal de Suez.
O Canal de Suez liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e é fundamental para a Global Supply Chain porque “encurta” uma rota antiga que obrigava os Navios a terem um itinerário muito maior, então quaisquer problemas no Canal de Suez têm um efeito cascata nos valores dos Fretes Internacionais mundiais.
A Guerra Israel-Hamas é caracterizada por períodos intermitentes de violência e tensão, o que criou um cenário de incerteza no Médio Oriente, além do quê, essa instabilidade geopolítica na região traz preocupações sobre a segurança dos Navios no Canal de Suez.
Mas quais os impactos no Canal de Suez e porque os Fretes Internacionais podem ficar (ainda) mais caros?
O Canal de Suez é uma rota vital para a Global Supply Chain, facilitando o transporte de mercadorias entre a Europa e a Ásia. Aproximadamente 12% do comércio global passa por esta estreita via navegável – criada artificialmente, tornando-a um elo vital na Cadeia de Suprimentos do mundo todo.
A escalada das tensões no Médio Oriente aumentou os valores dos Fretes Internacionais por causa das preocupações com a segurança e estabilidade dos Navios no Canal de Suez, ou seja, Companhias marítimas e Transportadoras são obrigadas a incluir nos seus custos e consequentemente nos preços finais, os riscos potenciais associados à navegação em áreas propensas a conflitos. Como resultado, o custo do transporte de mercadorias através do Canal de Suez aumentou, contribuindo para o aumento geral das taxas dos Fretes Internacionais.
As interrupções no Canal de Suez como em qualquer outra rota de Global Supply Chain vão além das implicações financeiras imediatas para as empresas de Transporte marítimo porque muitas vezes os custos extras de transporte são transferidos para os consumidores, além das empresas enfrentarem atrasos na entrega de componentes e matérias-primas essenciais, criando grandes problemas nas “Linhas de Produção das Fábricas” e impactando os cronogramas de produção em todo o mundo.
Navegando em águas incertas em 2024!
A comunidade de Global Supply Chain acompanha de perto a situação no Médio Oriente, principalmente no Canal de Suez. Dessa forma é possível afirmar que estão em curso esforços diplomáticos para garantir a segurança das rotas comerciais marítimas com a tentativa de aliviar as tensões na região. No entanto, até que seja alcançada uma solução duradoura, Companhias Marítimas e Transportadoras continuarão a enfrentar os desafios apresentados.
Mas então qual a Conclusão e a Solução?
A Guerra entre Israel e o Hamas trouxe consequências inesperadas para a Global Supply Chain, sendo o Canal de Suez um dos maiores focos de preocupação porque à medida que as tensões persistem no Médio Oriente, a comunidade internacional deve colaborar para resolver as questões de segurança que envolvem as principais passagens marítimas, mas até que seja alcançada uma solução sustentável, Empresas, Companhias marítimas e Transportadoras serão obrigadas a serem ainda mais flexíveis para se adaptarem à evolução desse contexto, enfrentando as incertezas e os desafios colocados pelo conflito e o seu impacto nos Fretes Internacionais.
A solução para Empresas, Companhias Marítimas e Transportadoras serem mais flexíveis está diretamente ligada aos seus Processos Internos e aos Softwares e Tecnologias usadas para apoiar os negócios. Portanto players de Global Supply Chain que queiram manter sua agilidade, inovação e estratégicas competitivas, obrigatoriamente precisarão adotar tecnologias que também são flexíveis e principalmente possam ser conectadas a outros softwares e fontes de dados para criar uma gestão visual, rápida e ao mesmo tempo, com decisões exatas – direcionando os negócios para o melhor sentido em um mundo que é cada mais imprevisível.
Sobre a DigiComex
Criado em 2020 pela Consultoria Geravalor, que foi fundada em 2016 e é especializada em inovação para comex, o DigiComex é um orquestrador digital e software de gestão e integração para Global Supply Chain, ou seja, atende aos negócios de comércio exterior e de logística no mercado nacional. Contempla soluções como a conexão de todos os tipos de sistemas e arquivos, sejam eles ERPs internos, de clientes, parceiros comerciais ou quaisquer outros para que todas as informações sejam concentradas e convergidas digitalmente em dashboards parametrizáveis, podendo ser exibidos em celulares e tablets. Além disso, possui módulos de gestão, em que são parametrizadas funcionalidades que são interligadas entre si e com os sistemas externos e/ou de terceiros. Com isso, é possível criar um contexto inédito de gestão única e moldada para a realidade e o futuro de cada negócio, atendendo, de maneira rápida, exata e acessível, às demandas voláteis e rápidas do mercado.
(*) Alexandre Gera é Diretor-Executivo e um dos Fundadores da DigiComex. O executivo conta com mais de 25 anos de experiência no segmento de softwares de comex, incluindo passagens pela Vastera (ex Bergen), Softway (atual Thomson Reuters) e Sonda IT com o aplicativo SAP-CE.