Guerras, Novas Pandemias e Polarização Política, como sua Empresa enfrentará 2024?

Guerras, Novas Pandemias e Polarização Política, como sua Empresa enfrentará 2024?
Saiba mais sobre os Desafios e Soluções de 2024 para seus Negócios!

São Paulo, Janeiro de 2024 – Que o Mundo parece estar de cabeça para baixo desde a Pandemia de COVID 19 não é novidade para ninguém, muito menos para Empresas e Profissionais que atuam na compra, venda e logística de Produtos entre Empresas situadas no Brasil, mas principalmente para Empresas com Operações de Importação e Exportação, ou seja de Comércio Exterior, o famoso Comex.

A diferença de quatro anos atrás é que além de estarmos ameaçados por novas Pandemias, temos três Guerras acontecendo ao mesmo tempo e a potencialização da polarização política no Brasil por causa das Eleições para Prefeitos e nos EUA por causa da Eleição dos Presidentes. Essa grande quantidade de incertezas traz instabilidade para as Economias e Sociedades Brasileiras e Globais, tornando o cenário macroeconômico muito mais do que desafiador porque coloca em xeque o aprendizado pessoal e profissional de cada Ser Humano diante de novos desafios que precisam ser solucionados rapidamente, de forma flexível e com muita sabedoria.

Vamos falar um pouco mais sobre esses Desafios e suas Possíveis Soluções diante de mudanças rápidas, incertas e desafiadoras?

Uma nova Pandemia?

Que teremos uma Nova Pandemia já é certeza entre especialistas, a pergunta é quando e como ela surgirá.

Segundo a Revista Época NEGÓCIOS, o Fórum Econômico Mundial teve um painel intitulado “Preparação para a Doença X” e que foi liderado pelo chefe da OMS – Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, para debater “novos esforços necessários para preparar os sistemas de saúde para os múltiplos desafios futuros”. Já o jornal Daily Mail reporta que a chamada “doença X” representa um vírus hipotético que atualmente é desconhecido, mas que tem potencial de matar 20 vezes mais do que a covid-19. 

Especialistas ainda não sabem qual o tipo de vírus que pode causar uma eventual nova Pandemia, mas cientistas alertam que a gripe aviária é o candidato mais provável, também segundo o Daily Mail. Outros especialistas especulam que a “doença X” viria de transmissão zoonótica, ou seja, um vírus ou bactéria animal que chegaria aos humanos. Ainda existe uma terceira vertente que defende que uma nova Pandemia por ser desencadeada por uma mutação, acidente ou ataque terrorista biológico que pegue o mundo de surpresa e se espalhe. Ou nem “tão de surpresa assim”, já que temos três Guerras simultâneas.

Os efeitos de três Guerras acontecendo ao mesmo tempo:

A Armênia perdeu uma parte do seu território para o Azerbaijão depois de uma Guerra que vem sendo travada a alguns anos e essa Região foi autoproclamada República de Nagorno-Karabakh, mas que acabou de ser dissolvida depois do Presidente assinar um decreto, desencadeando um enorme êxodo de Armênios étnicos que viviam em Nagorno-Karabakh, rendendo uma remodelação na Economia Local que em um Mundo Globalizado, tem uma ressonância exponencial.

Já a Guerra entre a Ucrânia e a Rússia têm seus Prejuízos espalhados para todo o Mundo, principalmente por causa da Guerra entre Fontes de Energia e uma “quase Guerra-Fria” entre a Rússia e os seus aliados como a China – versus – a Ucrânia e aliados como a ONU e os EUA, criando um contexto de uma possível Terceira Guerra Mundial que é catalisado pelo ataque do Grupo Terrorista Hamas à Israel, criando em termos de números, uma terceira Guerra simultânea.

A Guerra entre o Grupo Terrorista Hamas e Israel traz inúmeros prejuízos Globais, não só para a Ucrânia que precisa atuar ainda mais fortemente sua política internacional para manter o apoio recebido até agora, mas já temos influências bastante negativas, por exemplo, nos Preços dos Fretes Internacionais.

Para se ter uma ideia, segundo reportagem da CNN Brasil, a Guerra no Mar Vermelho já foi responsável por aumentar o valor do Frete Marítimo em 121%, depois que os ataques do grupo Houthis começaram em novembro de 2023, em resposta à guerra entre Israel e o Hamas. Dados do índice Freightos Baltic, que mede as taxas globais de Frete de Contêineres, apontam que no dia 1º dezembro de 2023, o valor médio do frete de um contêiner de 40 pés era de US$ 1.179,20, já no dia 12 de janeiro de 2024 esse valor já era de US$ 2.613,00, ou seja, um aumento de 121,59%.

Como a Guerra chegou no Canal de Suez, os navios precisam desviar a rota pelo Cabo da Boa Esperança, aumentando mais ou menos em 10 dias a rota de uma embarcação que faz Ásia e Europa. Para piorar, a Consultoria especializada no Setor Marítimo Drewry Shipping Consultants alerta: “As próximas semanas serão “críticas” por conta da maior demanda que antecede o Ano Novo Lunar chinês, em fevereiro”.

Mas e a polarização Política?

A polarização política no Brasil é uma velha conhecida de todos, mas parece que ela aumentou de forma exponencial na última década e ainda foi potencializada pelo mesmo direcionamento da Sociedade Norte Americana. Por aqui no Brasil teremos Eleições para Prefeitos e nos EUA, 2024 é ano de eleger um Novo Presidente, o que em princípio será mantida a batalha entre Joe Biden e Donald Trump.

Então quer dizer que todos esses conflitos podem influenciar o Brasil? Sim, claro que sim. Se já sabemos que as Eleições Municipais paralisam os investimentos de Empresas e até do próprio Governo, imagina esse cenário somado às Eleições Norte Americanas no meio de três Guerras, onde duas delas tem uma atuação direta do próprio EUA e uma envolve a China?

Pois é, como muitos Produtos e Insumos são Importados e Exportados entre o Brasil e a China, a possibilidade de aumento dos preços no Brasil por causa da oscilação do preço do petróleo e do aumento dos custos dos Fretes Internacionais por causa das Guerras, deverá chegar no bolso dos brasileiros. Um exemplo prático são itens de Cama Mesa, Banho, Produtos de Plástico, Itens de Cozinha, entre outros que são importados da China para o Brasil e vários desses itens fazem parte do grupo “artigos de residência” que compõem o IPCA, influenciando de forma direta a nossa Economia e consequentemente a Sociedade.

Do “lado cheio do copo” estão as Montadoras de veículos no Brasil, onde recentemente o presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Márcio de Lima Leite, disse que as Montadoras retomarão níveis pré-pandemia em 2025. Isso sem considerar o combate entre as Montadoras que já estavam há mais tempo estabelecidas em território brasileiro com as Asiáticas. Apimentada agora pelos Carros Elétricos!

Dicas da DigiComex para gerar valor nos seus Negócios em um 2024 cheio de tantos Desafios e Oportunidades:

Todos os Profissionais antenados com o futuro sabem que os Desafios são sinônimos de Oportunidades, ou seja, onde “muitos enxergam o copo vazio, outros enxergam o copo cheio” e a DigiComex-Geravalor apresenta abaixo uma lista de Dicas que podem apoiar as Empresas que querem transformar digitalmente seus Desafios em Oportunidades com ROIs corroborados por reduções de Custos, Riscos e Tempo.

Confira as dicas da DigiComex-Geravalor abaixo:

1. Manter Processos, Procedimentos e Work Instructions (Instruções de Trabalho) atualizadas e flexíveis. Todos já perceberam que os Negócios, o Mundo e consequentemente as Pessoas mudam da “noite para o dia” nos tempos atuais, porém Profissionais Experientes sabem que só se gerencia aquilo que se controla, só se controla aquilo que se conhece, porém estamos em tempos desconhecidos, então manter Estratégias e Direcionamentos para mudanças rápidas, consistentes e focadas é essencial para colherem os resultados das oportunidades disponíveis;

2. Focar, Inovar, Focar, Inovar, Focar, Inovar, – Esse Mantra da eterna busca por novos caminhos e oportunidades parece mais necessário do que nunca em um Futuro com Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, ou seja, procurar incansavelmente por Soluções reais para os Desafios apresentados é vital para seus Negócios e para manter o time treinado e antenado para trazer os melhores resultados possíveis para a companhia;

3. Adotar e implementar Metodologias Híbridas. Empresas Médias ou Grandes são as que mais tem dificuldade de inovar por causa da estrutura e dos Processos e Procedimentos consolidados e muitas vezes direcionados pelo Compliance Global para as Multinacionais. Profissionais focados em inovar já perceberam que as Metodologias Ágeis são praticamente inviáveis em seus Negócios por causa das regras de Compliance, porém a realidade de Empresas que investiram em Consultorias especializadas em Inovação é outra. Essas Empresas comprometidas com o seu próprio crescimento sustentável co-criaram Metodologias Híbridas onde são inseridos trechos das Metodologias Ágeis nas Metodologias Clássicas, também chamadas de “Cascata ou Waterfall”, viabilizando a implementação de inovação em Processos que já estão consolidados;

4. Tecnologias Flexíveis. Todos esperam que as Tecnologias acompanhem rapidamente às necessidades dos Negócios, mas no dia-a-dia, Profissionais do Mundo todo sabem que essa não é a realidade, porque na verdade os softwares precisam ser customizados, re-customizados e que muitas vezes quando as Empresas mudam a rota, precisam de novos softwares e seus custos recorrentes de Projetos de Implementação, portanto adotar Tecnologias que não precisam de customização, são conectáveis com outros softwares e que sejam de fácil utilização é um verdadeiro pilar para atingir os objetivos planejados;

5. Gestão Visual é o que 10 entre 10 Profissionais precisam atualmente, porque é mais fácil, rápido e exato interpretar gráficos e símbolos do que “ler relatórios, e-mails e outras fontes de informações para depois interpretarem e seguirem as melhores diretrizes. A Gestão Visual, através de Torres de Controles, Dashboards ou quaisquer outros modelos cria uma linguagem única que alinha todos os Profissionais e Áreas de uma Empresa na mesma página das diretrizes corporativas;

6. Conexão em Tempo Real. Ninguém “quer ler jornal de ontem”, não é mesmo? Portanto tomar decisões com informações apuradas em Tempo Real é fundamental para as Empresas e Profissionais que estão alinhadas com o futuro dos Negócios em um Mundo que parece estar de cabeça para baixo desde a Pandemia de COVID 19, com três Guerras e Eleições no Brasil e nos EUA!

Para saber mais como podemos apoiar sua Empresa e seus Negócios em 2024, acesse:

www.digicomex.com

www.geravalor.net.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *