Quem são os Houthis e quais os impactos na Global Supply Chain e no Brasil?

Quem são os Houthis e quais os impactos na Global Supply Chain e no Brasil?
Saiba Mais sobre os Houthis e os impactos na Global Supply Chain e no Brasil!

São Paulo, Fevereiro de 2024 – Com Eleições Municipais Brasileiras e Presidenciais nos EUA, 2024 é um ano onde “a informação vale mais Ouro do que Nunca” por causa dos impactos dos Eventos Globais que afetam Economias Mundiais e aqui no Brasil. Um dos Eventos Globais que mais chama atenção ultimamente é a Ação dos Houthis no Iêmen e seus reflexos na Global Supply Chain, mas como podemos entender um pouco mais sobre isso?

1. Quem são os Houthis e porquê eles estão tocando o terror?

Os Houthis foram criados no início dos Anos 90 no norte do Iêmen e também são conhecidos como Ansar Allah. O Grupo Terrorista é uma ramificação da Seita Zaidi do Islã Xiita que foi criado para defender os Direitos Zaidi no Iêmen, mas com o tempo, tornaram-se mais Ativos (e Violentos) Politicamente, incluindo Conflitos com o Governo do próprio Iêmen.

Os Houthis apoiam o Hamas com raízes ideológicas e anti-Israel, defendendo os Direitos Palestinos do que consideram uma agressão Israelita, promovendo uma Aliança Estratégica entre os dois Grupos Terroristas. Em 2014 os Houthis assumiram o controle da Capital do Iêmen com o apoio do Irã, criando uma Guerra Civil!

Uma Publicação do famoso Jornal Francês Le Monde em 26 de janeiro de 2024 destaca que o tráfego do Canal de Suez caiu 42% desde os ataques Houthi, segundo a ONU que ressalta que mais de 20% do Comércio Internacional precisa do Canal de Suez. 

Por sua vez os Houthis dizem que o Alvo é o Transporte Comercial e Militar Israelense – em solidariedade com os Palestinos em Gaza – forçando os Navios a passarem pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul e encarecendo Mercadorias no Mundo Todo. O Canal de Suez fica no Egito e liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho reduzindo Custos, Riscos e Tempo para os Transportadores Internacionais que não queriam mais usar o Cabo da Boa Esperança.

2. Mas quais são os Impactos na Global Supply Chain?

A Ação Terrorista dos Houthis é focada em perturbar o Comércio Marítimo e por consequência Global, especialmente o Comércio de Petróleo, refletindo nos preços globais para criar incertezas nas Economias Mundiais. Para se ter uma ideia, o conflito no Iémen prejudicou as relações entre a Arábia Saudita e o Irã, prejudicando Importantes Players no Mercado Petrolífero Global e interferindo nos preços da energia em todo o mundo.

O Segmento de Automóveis foi afetado diretamente. A Fábrica de Pneus Michelin com Quatro Unidades na Espanha teve a Produção Interrompida entre 20 e 21 de Janeiro de 2024 devido a atrasos na entrega de matérias-primas, mas não foi só ela que relatou Problemas. A Tesla, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do Mundo suspenderá uma parte da produção na sua Unidade próxima à Berlim, de 29 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024 por causa da falta de componentes causada por mudanças nas Rotas de Transporte. Outras Empresas como Geely, Suzuki e Volvo também apontam prejuízos em suas Cadeias de Fornecimento.

O pior é que o Problema não pára por aí, ele se estende em outros Segmentos como o de Energia com grandes petrolíferas como a BP que disseram em 18 de Dezembro que suspenderam temporariamente seus Transportes no Mar Vermelho. Outras Gigantes também seguiram o mesmo exemplo como Equinor, Edison, Shell, DHL, FedEx, Danone, Adidas, Ikea, Electrolux, Evonik e Logitech, onde o CEO da Fabricante de Periféricos de Computador disse em 23 de Janeiro de 2024 que as Margens de Lucro serão menores por causa dos Custos de Transporte mais elevados com a Crise no Mar Vermelho.

3. Mas e o Brasil em Época de Eleições?

Para apimentar ainda mais esse Cenário Global, temos Eleições Municipais em 2024 e considerando que o Brasil é um grande Exportador de Produtos Agrícolas e Minerais, o potencial impacto econômico dos Ataques Houthis têm que estar no Radar dos Executivos, enquanto os Candidatos precisam abordar estratégias para potenciais perturbações comerciais, garantindo a estabilidade econômica porque se o conflito perturbar ainda mais as Rotas Marítimas, aumentará os Custos de Transporte e Atrasos, impactando as Exportações Brasileiras e catalisando a economia durante o período eleitoral.

Já os Ataques Houthis também afetarão as Eleições Presidenciais nos EUA por causa do papel da América como potência econômica global e bélica, fazendo com que os Eleitores e Candidatos se empenhem para considerar abordagens e estratégias de política externa para mitigar o impacto do conflito na economia dos EUA e Global!

4. Mas então qual a Solução?

À medida que navegamos pelas complexidades da época eleitoral de 2024, é essencial estar consciente dos acontecimentos globais que podem ter efeitos de longo alcance e vão além dos Ataques Houthis no Iêmen com potencial de perturbar a Global Supply Chain. Estar informado sobre estas Novidades Dinâmicas Geopolíticas permitirá que os Executivos e Executivas tomem decisões rápidas e exatas para reduzirem consideravelmente o impacto nas Economias e Empresas.

Contar com o apoio de Tecnologias Flexíveis, Conectáveis e Visuais é o passo decisivo para Empresas, Executivos e Executivas acompanharem em Tempo Real e Online os Acontecimentos Globais para que possam tomar as Decisões mais Rápidas e Exatas para seus Negócios, potencializando ainda mais o Poder Competitivo das suas Empresas mesmo em um ano onde “a informação vale mais Ouro do que Nunca” por causa dos impactos dos Eventos Globais que afetam Economias Mundiais e aqui no Brasil.

Sobre a DigiComex

Criada em 2020 pela Consultoria Geravalor, que foi fundada em 2016 e é especializada em inovação para Comex, a DigiComex é uma Plataforma de Orquestração Digital e Software de Gestão para Integração para Global Supply Chain, ou seja, atende aos Negócios de Comércio Exterior e de Logística no Mercado Nacional. Contempla soluções como a conexão de todos os tipos de Sistemas e Arquivos, sejam eles ERPs Internos, de Clientes, Parceiros Comerciais ou quaisquer outros para que todas as Informações sejam concentradas e convergidas digitalmente em Dashboards Parametrizáveis, podendo ser exibidos em Celulares, Tablets e Telões (Torre de Controle). Além disso, possui Módulos de Gestão, em que são parametrizadas Funcionalidades que são interligadas entre si e com os Sistemas Externos e/ou de Terceiros. Com isso, é possível criar um Contexto Inédito de Gestão Única e moldada para a realidade e o futuro de cada Empresa, atendendo, de maneira rápida, exata e acessível, às demandas voláteis e rápidas do mercado. 

(*) Alexandre Gera é Diretor-Executivo e um dos Fundadores da DigiComex. O executivo conta com mais de 25 anos de experiência no segmento de softwares de comex, incluindo passagens pela Vastera (ex Bergen), Softway (atual Thomson Reuters) e Sonda IT com o aplicativo SAP-CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *