O Carnaval impulsiona o Comex Brasileiro mesmo no Ano Novo Chinês?

O Carnaval impulsiona o Comex Brasileiro mesmo no Ano Novo Chinês?
Dicas para essa época do ano para quem é de Comex (e para que não é também!)

São Paulo, Fevereiro de 2024 – O Carnaval Brasileiro acabou oficialmente ontem, 13 de Fevereiro de 2024, apesar de sabermos que muitas Cidades continuam com Bloquinhos e Desfiles ao longo das próximas semanas, mas a dúvida que continua no ar é sobre qual o Reflexo do Carnaval no Setor de Comex (Comércio Exterior – Importação, Exportação, Câmbio e Benefícios Fiscais) Brasileiro, considerando que no dia 10 de Fevereiro foi o Ano Novo Chinês, representado pelo Símbolo do Dragão em 2024.

Que a Economia do Mercado Nacional – ou seja, as Compras e Vendas de Produtos e Serviços feitas entre Empresas e Pessoas situadas no Brasil – é impulsionada de forma exponencial não resta dúvidas para nenhum Especialista em Economia, mas e as Importações e Exportações Brasileiras, também são favorecidas por causa de uma das Maiores Festas Populares do Mundo aqui no Brasil? E o Ano Novo Chinês que também leva para as Ruas uma Comemoração com milhares de Chineses, como afeta os Processos de Comércio Exterior aqui no Brasil?

Os Benefícios do Carnaval para o Comex Brasileiro vão bem além de impulsionar a Área de Turismo, Hoteleira e das Pequenas e Médias Empresas (PME) porque chegam nas Salas de Reuniões de Grandes Empresas e nas Mesas do Comércio, criando uma Sinergia Única entre a Cultura e a Economia Brasileiras. Ou vocês acham, por exemplo, que hoje, 14 de Fevereiro de 2024, não terá uma Reunião na AMBEV para alinharem as vendas de Cervejas e Refrigerantes? Outro Exemplo são os Fabricantes de Sorvetes e Exportadores de Açaí também evitam Projetos de T.I para focarem em seus Core-Business, de tão alta que é a demanda nesse período!

Mas quais são os Reais Benefícios do Carnaval para o Comex Brasileiro?

1. Diplomacia Cultural:

O Carnaval brasileiro atua como um poderoso Catalisador para a Diplomacia Cultural, mostrando ao mundo a Rica Herança e Criatividade do país em um evento que atrai milhões de Turistas de todos os cantos do Mundo. À medida que os Turistas mergulham nas festividades, eles também descobrem Produtos e Serviços Brasileiros, criando uma oportunidade única de Novos Negócios.

2. Investimentos Estrangeiros:

A visibilidade global do Carnaval Brasileiro também atrai Investidores Estrangeiros que procuram as crescentes oportunidades econômicas, potencializadas pela capacidade do Brasil de combinar perfeitamente Tradição e Tecnologia durante o Carnaval, despertando interesse em potenciais Empreendimentos Comerciais que podem gerar Investimentos Estrangeiros diretos, contribuindo para o Comex Brasileiro.

3. Promoção do Comex Brasileiro:

O Carnaval brasileiro funciona como uma Grande Vitrine Global para os nossos Produtos e Serviços de todos os Tipos e Segmentos, criando uma Visibilidade Única que impulsiona as Exportações, mas que ao mesmo tempo também reforça as Importações porque muitos insumos usados em Fantasias, em Festas, Brinquedos Infantis, entre outros Produtos, são Importados.

Ou seja, as Importações ganham por causa de Insumos e outros Produtos como Drones, por exemplo, enquanto as Exportações são beneficiadas por causa da Exposição de Produtos e Serviços Brasileiros que Turistas possam se interessar e gerar Novos Negócios futuros, corroborando o Poder do Carnaval Brasileiro.

Enquanto isso também ocorre o Ano Novo Chinês!

Para quem é de Comex no Brasil, sabe-se que o Ano Novo Chinês é uma Celebração das mais lindas do mundo, assim como o nosso Carnaval, mas que acaba gerando possíveis transtornos para os Operadores Logísticos por causa dos feriados e também da movimentação logística interna na China, o que acarreta em atrasos e redefinições de rotas e consequentemente no valor dos Fretes Internacionais que tinham sido negociados.

Muitos Importadores, Exportadores e Prestadores de Serviços do Comex Brasileiro, como Comissárias de Despachos Aduaneiros, Operadores Logísticos e Agentes de Cargas já se preparam com antecedência para que pudessem curtir o Carnaval sem se preocuparem com os imprevistos Chineses por causa das Festas do Novo Ano de Dragão em 2024!

Já as Empresas e Profissionais que não se prepararam, provavelmente passaram o Carnaval “pendurados” no celular resolvendo problemas que poderiam ter sido antecipados e que também prejudicam os Negócios.

Dicas para evitar acúmulos de Responsabilidades e Problemas nessa época do ano

Uma dica poderosa para evitar acúmulos de Responsabilidades e Problemas nessa época do ano – que certamente se repetirá durante muitas décadas – é adotar Softwares Flexíveis para a Gestão e Integração dos Processos, permitindo que as decisões sejam ainda mais rápidas e exatas, enquanto as informações são compartilhadas entre todos os Stakeholders da Global Supply Chain, ou seja, independente de serem os Processos de Comex ou de Logística aqui no Brasil!

Sobre a DigiComex

Criada em 2020 pela Consultoria Geravalor, que foi fundada em 2016 e é especializada em inovação para Comex, a DigiComex é uma Plataforma de Orquestração Digital e Software de Gestão para Integração para Global Supply Chain, ou seja, atende aos Negócios de Comércio Exterior e de Logística no Mercado Nacional. Contempla soluções como a conexão de todos os tipos de Sistemas e Arquivos, sejam eles ERPs Internos, de Clientes, Parceiros Comerciais ou quaisquer outros para que todas as Informações sejam concentradas e convergidas digitalmente em Dashboards Parametrizáveis, podendo ser exibidos em Celulares, Tablets e Telões (Torre de Controle). Além disso, possui Módulos de Gestão, em que são parametrizadas Funcionalidades que são interligadas entre si e com os Sistemas Externos e/ou de Terceiros. Com isso, é possível criar um Contexto Inédito de Gestão Única e moldada para a realidade e o futuro de cada Empresa, atendendo, de maneira rápida, exata e acessível, às demandas voláteis e rápidas do mercado. 

(*) Alexandre Gera é Diretor-Executivo e um dos Fundadores da DigiComex. O executivo conta com mais de 25 anos de experiência no segmento de softwares de comex, incluindo passagens pela Vastera (ex Bergen), Softway (atual Thomson Reuters) e Sonda IT com o aplicativo SAP-CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *