Previsões e Dicas para a Global Supply Chain no 2o Semestre de 2024

Confira as Nossas Previsões e Dicas para o 2o Semestre de 2024!
A Tendência é de termos mais Desafios no 2o Semestre de 2024. Você sabe quais são?

São Paulo, Junho de 2024 – O Mundo vive Momentos Inéditos e Nunca Experimentados pela Sociedade e pelos Profissionais. Estamos falando de Fenômenos Climáticos com Novas Leis, Polarização Política, Guerras e Ameaças de Novas Pandemias. Isso tira o Sono de Executivas e Executivos que, Antenados, buscam Incansavelmente por Soluções que amenizem os Sintomas e Dores destes Tempos.

Com 3 Décadas de Experiência dos Sócios Fundadores da DigiComex-Geravalor com Processos, Tecnologias e Inovação para Global Supply Chain (Comex + Logística para Entregas no Brasil) aliadas com as Áreas Fiscais, Tributárias, Contábeis e de T.I, reforçamos nosso Compromisso de Compartilhar Conhecimento Consistente e Prático com o Mercado.

Para facilitar os Insights, Previsões e Dicas para Empresas e Profissionais Antenados em Transformar Digitalmente e Globalmente seus Negócios e Carreiras, disponibilizamos a Seguir, Previsões para o 2o Semestre de 2024 e também Dicas para aumentar o Repertório Profissional dos que seguem Cadencialmente os Artigos Exclusivos que são publicados somente no nosso Blog da DigiComex-Geravalor:

Bora, Pessoal?

1. PREVISÕES PARA O 2o SEMESTRE DE 2024

1.1. LEIS x ELEIÇÕES

Estamos falando de Duas (02) Grandes Leis Novas, mas o Maior Problema é que uma Delas se transforma num Verdadeiro Mar de Incertezas Empresariais e Profissionais que é a já Famosa Reforma Tributária. Ou seja, são no mínimo 10 Anos de Mudanças Legais e as Empresas e Profissionais que ainda não estão trabalhando focados neste Objetivo Obrigatório, já começaram a “ficar para trás” porque como Todos Nós que conhecemos o Mercado Brasileiro, essas Leis são Cumulativas e isso significa que quem “Deixar para a Última Hora”, não atingirá o Objetivo Planejado!

Por Outro Lado também estamos falando da Nova Lei do Catálogo de Produtos do Siscomex Importação que obriga que Todas as Empresas com Operações de Importações tenham 100% de Assertividade na Classificação Fiscal (NCMs) e da Apuração de Impostos alinhadas de Forma Idêntica com os Registros na DUIMP (Declaração Única de Importação – também conhecida por ser a “Antiga D.I  Declaração de Importação”) dentro do Siscomex Importação – ou Atualmente chamado de Portal Único. Ou seja, traduzindo isso para Quem “não é de Comex”: Se todas as suas NCMs não estiverem 100% Classificadas Corretamente, sua Empresa NÃO IMPORTA, arriscando paralisar as Operações.

Nós não estamos nem falando do I.I – o Famoso Imposto de Importação – não ser NEM CITADO na Reforma Tributária e tomamos a Liberdade de adicionar “Mais Pimenta nesse Artigo” que são as Eleições Brasileiras e dos EUA, com Forte Influência na Política Sócio-Econômica Brasileira. Agora misture tudo numa Panela Fervendo com Catástrofes e Fenômenos Naturais, Guerras e Ameaças de Novas Pandemias? Sim, é para isso que a DigiComex-Geravalor está aqui, Nosso Propósito é Apoiar Empresas e Profissionais Focados em Transformar Digitalmente e Globalmente seus Negócios e Carreiras!

1.2. CATÁSTROFES E FENÔMENOS NATURAIS

Não precisa ser “Nenhum Nostradamus” para entender que as Catástrofes e Fenômenos Naturais, Guerras e Ameaças de Novas Pandemias fazem parte do dia-a-dia de Todos Nós Profissionais – e não só os que estão diretamente conectados no Mundo da Global Supply Chain e de Tecnologias – mas também de Profissionais ligados a Quaisquer Segmentos que entendem que o Mundo está mudando muito Rápido de forma imprevisível, incluindo Exemplos Práticos como os que aconteceram recentemente nas Tragédias do Rio Grande do Sul, afetando a Economia Brasileira e Global porque afinal de Contas, Grandes Exportadores do RS também estão sofrendo consequências por causa dos Estragos que poderiam ser rapidamente remediados.

1.3. GUERRAS

São aproximadamente Oito Guerras, Sim 8 Guerras acontecendo enquanto Você Lê esse Artigo Exclusivo. Fora a Guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, que desde 7 de Outubro de 2023 fez Milhares de Mortos, e à Invasão Russa na Ucrânia – que têm 2 Anos, mas também existem Graves Conflitos em Burkina Faso, Somália, Sudão, Iêmen, Mianmar, Nigéria e Síria 🙁

A Tristeza  da Morte de Crianças, Idosos e Mulheres, é potencializada pela Escalada nos Preços de Produtos e Serviços por causa da Imigração Rápida e Imprevisível, mas principalmente dos Altos Preços para os Fretes Internacionais.

Agora Quem garante que as Pessoas e Economias não estão Migrando para Países com Grandes Chances de Novas Pandemias?

1.4. PANDEMIAS

Os Nomes das Possíveis Próximas Pandemias são Conhecidos como Influenza, Ébola, Zika, Febre Hemorrágica da Crimeia-Congo ou o Vírus de Marburg que tem menor incidência, mas segundo o Especialista Richard Neher, da Universidade da Basileia, Suíça – Fundada em 4 de abril de 1460 – Em segundo lugar no ranking de patógenos com maior Potencial Pandêmico, está a “doença X” – ou seja, uma doença ainda desconhecida. “Há muitos vírus raros. Por isso que a próxima pandemia não necessariamente virá de um vírus que aparece no topo de uma lista. Mas isso não quer dizer que esses vírus são desconhecidos”, pontua Neher.

No Brasil também enfrentamos Problemas com a Dengue e a Coqueluche, além de ainda sofrermos Reflexos da COVID 19, potencializando ainda mais os Riscos que precisam ser Mitigados rapidamente para que Profissionais e Empresas não voltem a passar pelo que o Mundo passou nos Anos de 2020 e 2021!

Prevenir ainda é o Melhor Remédio, principalmente em Tempos de Acontecimentos Rápidos e Praticamente Imprevisíveis.

2. DICAS + BEST PRACTICES DE PROCESSOS, TECNOLOGIAS e INOVAÇÃO PARA GLOBAL SUPPLY CHAIN E T.I

2.1. FICAR ANTENADO É VITAL

Se o Mundo muda muito Rápido e de forma imprevisível, ficar Antenado é Vital nos Tempos Atuais, isso significa que Profissionais que estão Coletando, Processando e Compartilhando Informações Úteis para o Mercado, continuam se destacando e também promovendo Ações Internas em suas Empresas que Potencializam os Negócios e Consolidam as Próprias Carreiras. 

Isso significa buscar Incansavelmente por Soluções que possam amenizar os Sintomas e Dores dos Tempos Atuais, mas também que tenham Flexibilidade para Atender as Demandas Futuras que podem surgir e não estão sendo Previstas por Ninguém!

2.2. AUTO CONHECIMENTO PROFISSIONAL e EMPRESARIAL É MAPEAMENTO E REENGENHARIA DE PROCESSOS

Para Profissionais e Empresas que desejam passar por esse Momento Turbulento colhendo Frutos Duradouros é mais do que Importante Manter o Foco e para isso, Conhecer-se Pessoalmente e Profissionalmente, ou seja, quais são suas Reais Capacidades e Conhecimentos que Aliados com o Conhecimento que Você tem de Como Sua Empresa Funciona, serão fundamentais para atingir os Objetivos, porém, o Mapeamento e Reengenharia de Processos é o Segredo das Empresas que Conseguem atingir suas Metas.

É com o Mapeamento e Reengenharia de Processos que é Possível Enxergar Gargalos e Processos que Precisam Melhorar a Eficiência, considerando também que esse mesmo “Mapa” servirá como Guia para as Decisões Futuras de Novas Tecnologias que poderão apoiar os Objetivos Finais de Cada Empresa, ao Mesmo Tempo que Consolidam e Impulsionam as Carreiras Profissionais de Executivas e Executivos que estão Antenados!

2.3. O FUTURO É FLEXÍVEL

Se o Futuro é Imprevisível, Obrigatoriamente Ele Precisa ser Flexível para Acompanhar Mudanças Rápidas e Bruscas no Direcionamento das Estratégias e Entregas dos Negócios. Vale Ressaltar que não existem Mais Negócios que não dependem do Comércio Exterior porque Empresas que Compram Maquinários no Brasil, dependem de Importações para as Indústrias que fabricam essas Máquinas, ou seja, está Tudo Interligado.

Então Somente Processos e Tecnologias Flexíveis são Capazes de Absorver Impactos, respondendo Rapidamente e com Alta Performance para Permitir manter a Liderança do seu Segmento, enquanto traça Novas Rotas de Negócios para manter a Sustentabilidade Operacional e Financeira da Empresa.

2.4. SÓ VENCE QUEM CONECTA

Se o Futuro é praticamente imprevisível, as Táticas, Estratégias e Tecnologias também precisam acompanhar com Exatidão e Rapidez as Mudanças Bruscas e Repentinas que ocorrem nestes Tempos Atuais e para isso é Obrigatório estar Conectado. E não estamos falando somente do Fato de estar sempre Antenado, mas das Tecnologias, Processos e Informações também estarem detalhadamente conectadas para permitir Enxergar e Mudar a Rota Rapidamente. Não só das Entregas Físicas dos Materiais Comprados ou Vendidos Internacionalmente ou no Brasil, mas Principalmente as Rotas Estratégicas!

2.5. GESTÃO VISUAL: A SEMIÓTICA ACELERANDO UM MUNDO GLOBALIZADO

A Verdade é que em um Mundo para lá de Globalizado, fazer Negócios, Inovação e para atender à Todas as Novidades e Demandas Tecnológicas, a Comunicação virou uma “Torre de Babel” que quanto mais simplificada e “falando o mesmo idioma”, mais rápido serão tomadas as decisões que definirão o Futuro de Profissionais e Empresas porque estão “Todos falando a Mesma Língua”.

Um Exemplo Clássico da Ciência da Semiótica – que é adotada Digitalmente pela DigiComex-Geravalor – é ter o Poder de Gráficos, Dashboards, Torre de Controle, entre Outras Funcionalidades que são “Traduzidas Visualmente”, facilitando a Gestão e Operação dos Processos de Global Supply Chain, mas Principalmente, Acelerando e Flexibilizando Empresas focadas em se adaptarem rapidamente para um Futuro Imprevisível e Lucrativo!

[*] Alexandre Gera é Diretor-Executivo e um dos Fundadores da DigiComex. O executivo conta com mais de 30 anos de experiência no segmento de softwares de comex, incluindo passagens marcantes pela Vastera [ex Bergen], Softway [atual Thomson Reuters] e Sonda IT como um dos Gestores do aplicativo SAP-CE, 1o ADD-ON da SAP no Brasil e 1o Software de Comex homologado oficialmente pela Fabricante Alemã de ERPs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *