Confira as dicas do DigiComex sobre a alta do Frete Internacional!

O valor do frete internacional marítimo disparou nos últimos meses por causa do aumento da procura de importadores e exportadores na retomada econômica após o avanço da vacinação no mundo. É uma conta simples de entender, países que começaram a ser vacinados antes, retomaram seus negócios antes, fazendo com que o consumo aumente e seja refletido em preços de commodities como a gasolina e o cafezinho na padaria.

Essa alta de valores prejudica exportadores e importadores que precisam repassar os novos preços para os clientes finais. Segundo a Drewry Shipping exportar um contêiner de 40 pés por via marítima de Xangai para Roterdã atualmente custa 547% a mais do que nos últimos cinco anos. Os portos saturados, a escassez de contêineres e navios, mas  principalmente os trabalhadores portuários esgotados por causa da COVID19 também colaboram para esse cenário.

Então qual a solução para os exportadores e importadores? Eles precisam acompanhar de perto as oscilações dos valores de fretes internacionais para aproveitarem as melhores oportunidades, as famosas janelas. Porém fazer isso é uma missão, já que os executivos precisam coletar manualmente dados em vários sites dos armadores, de sistemas de comissárias de despachos aduaneiros e depois calcular as informações considerando as programações de entregas dos ERPs, no caso dos exportadores.

Fazer isso manualmente significa perder tempo e provavelmente quando o executivo consegue enxergar a resposta, já é tarde demais porque a janela de embarque com os melhores preços já foi perdida e para reverter esse cenário é necessário que os exportadores e importadores adotem tecnologias que “costurem todas as pontas” de forma automática, rápida e consistente, apresentando em tempo real as melhores opções para a compra dos fretes internacionais vinculadas com as estratégias da empresa exportadora.

A boa notícia nesse mar de incertezas que embasam as decisões dos executivos de comércio exterior é que o DigiComex foi desenvolvido para atender esses cenários cheios de volatilidades, incertezas, complexidades e ambiguidades. A solução foi desenvolvida como um “LEGO dos sistemas de comex” e também funciona como uma plataforma centralizadora das informações, incluindo os dados de ERPs, as previsões de startups e as conexões com sites de Armadores que são automaticamente convergidas em dashboards gráficos e parametrizáveis de acordo com as estratégias exclusivas de cada Cliente.

Confira em www.digicomex.com como o futuro do comércio exterior pode estar nas mãos dos executivos que comandam seus negócios!

#digicomex #comercioexterior #startup #freteinternacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *