Saiba como o Mundo VUCA está influenciando o comex para sempre!

A expressão #MundoVUCA ganhou força na década de 90 por causa do cenário pós-Guerra Fria e de lá para cá, é adotada pelas empresas para representar um futuro rápido e incerto que dificulta a visão estratégica dos executivos, já que VUCA significa Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity ou em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Para quem é de comex, esse cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo é algo rotineiro, com decisões difíceis e sem previsões. Alguns exemplos de 2021 foram a entrada da Amazon no segmento de fretes internacionais, o aumento do valor do frete internacional por causa da COVID19, o acidente no canal de Santos-Guarujá que rasgou o casco no navio cargueiro e um acidente que travou o Canal de Suez e o navio só foi liberado essa semana.

Uau, parece o roteiro de um filme de suspense misturado com terror, mas na verdade são os sinais claros de uma década que será conturbada porque já começou com uma pandemia e tantos outros imprevistos que são refletidos diretamente nos players de #supplychain. Então como fazer previsões para tomar as decisões certas de forma rápida, exata e com redução de custos?

Com tecnologias de ponta. A resposta parece óbvia, mas não é, porque as tecnologias de comércio exterior avançaram muito nos últimos anos, permitindo que novos fornecedores e/ou startups revolucionem esses temas. Soluções que antes eram sonhadas por executivos, hoje em dia já são realidade – incluindo sistemas conectados, predições e decisões mais rápidas, exatas e acessíveis. Sim, os softwares modernos são mais baratos que os softwares clássicos.

A outra boa notícia é que os softwares modernos de comex possuem muitas outras vantagens como telas amigáveis e funcionalidades fáceis de serem usadas, reduzindo custos com investimentos e tempo dos colaboradores, além de serem parametrizados de acordo com as estratégias e regras de negócios exclusivas de cada cliente, como é o caso do DigiComex que é um “LEGO dos sistemas de comex”.

O DigiComex é o único sistema do Brasil que atende a todos os cenários de todas as empresas com operações de comércio exterior com uma solução inovadora e inédita porque entrega funcionalidades que são parametrizadas e conectadas com todos as bancos de dados de: importadores, exportadores, comissárias de despachos aduaneiros, operadores logísticos, operadores portuários, tradings, freight forwarders, agentes de carga, entre outros players, para concentrar e transformar digitalmente todas essas informações em dashboards gráficos e telas que são parametrizáveis e exibidas em celulares e tablets.

Saiba mais em www.digicomex.com

#digicomex #comercioexterior #startup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *